No dia 29 de novembro no período matutino e vespertino, o Projeto “Qualidade de Vida” apresentou a peça teatral: “Alice No País das Maravilhas” e teve a presença dos pais e responsáveis, dos colaboradores da APAE de Jales e dos alunos.
A peça foi baseada no livro: Alice no País das Maravilhas. Sendo trabalhado toda a parte lúdica da escrita de Lewis Carroll. Foram passados para os usuários os filmes dirigidos pelo diretor Tim Burton, bem como o filme clássico realizado pela Wall Disney do ano de 1951. Como Educadora Social de Arte e leitora assídua, a colaborada Emiliane Yamada procurou trabalhar a parte do incentivo da leitura e a parte lúdica, bem como o poder que os livro possuem de nos levar para um universo mágico.
A arte nos faz protagonistas do nosso corpo e da nossa mente, e a transmissão desse saber, foi uma das ferramentas mais poderosas que durante todo o processo da peça teatral, o usuários puderem receber para as suas vidas.
A peça foi idealizada com o intuito de conceder aos que fazem parte do projeto, maior autonomia, autoestima, interação, sensibilidade, aprendizagem da linguagem corporal, além de ajudar na fala, na memorização e todos os outros benefícios que o teatro trás.
A peça contou com o roteiro da Educadora Renuza Gonçalves, profissional de música e também professora de teatro, que elaborou um roteiro de peça que conversasse com a necessidade dos que estão inserido no projeto e se apresentaram nela.
Com a ajuda das Educadoras Carla Daiane, Marina Squiavenati e Jaqueline Fernandes, os usuários passaram a memorizar as falas, a produzir parte do cenário, que foi elaborado com o apoio da Educadora educacional de Arte e a produzir os figurinos dos personagens juntos com a Terapeuta Ocupacional Tamires.
Foram realizando reuniões, ensaios, todos unidos e colaboraram com todos os detalhes para a produção do cenário e confecção dos figurinos e acessórios usados, o que ficou evidente no orgulho que sentiram ao apresentarem a peça.
Cada ensaio foi um aprendizado para todos, porque uma peça exige determinação, esforço, foco e isso foi sem dúvida o que mais pôde se notar na evolução de todos que participaram para que a peça pudesse chegar até o momento em que foi apresentada.
Nossos agradecimentos à Villa Park pelo apoio, generosidade nos cedendo o vestido para ser usado no figurino da rainha branca, que esteve belíssima.
Foi um trabalho em conjunto que só veio agregar e mostrar a capacidade que todos possuem e o trabalho e carinho com que a APAE de Jales procura proporcionar meios e ferramentas para que o seus usuários sejam parte e protagonistas na vida, capazes de realizar tudo o que sonham.