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O serviço de Psicologia escolar tem por função contribuir no processo de avaliação de forma interdisciplinar fornecendo subsídios básicos para organização dos atendimentos, orientação aos educandos, às famílias e aos professores, contribuindo para o equielíbrio e o ajustamento nas relações.
Compete ao responsável pelo Serviço de Psicologia:
- Participar do processo de avaliação, promoção e transferência, realizando reavaliações, relatórios e estudos de caso em parceria com as equipes da escola;
- Participar de estudos, decisões e ações com as equiepes da escola, colaborando em questões específicas de seu campo de formação e conhecimento que contribuem para o sucesso do aluno;
- Assessorar a ação docente no âmbito de seu conhecimento;
- Avaliar e atender sempre que necessário, individualmente ou em grupo, os educandos que necessitam desse atendimento;
- Orientar as famílias visando à otimização do processo educativo;
- Colaborar com estudos e observações para o enriquecimento da prátrica pedagógica desenvolvida pela escola;
- Participar de reuniões técinicas e/ou administrativas, sempre que necessário e convocado;
- Contribuir com a orientação aos professores sobre os aspectos de desenvolvimento dos alunos para subsidiar a elaboração de planos de atividades a serem desenvolvidas na escola e com a família;
- Encaminhar aos serviços adequados os educandos cujas necessidades específicas ultrapassassem as possibilidades da escola;
- Realizar visitas domiciliares, tendo como objetivo o estudo psicossocial das famílias e dos alunos de forma individualizada ou grupal;
- Avaliar as condições psicológicas dos educandos para os atendimentos educacionais, assim como para a preparação profissional.
- Convocar e organizar reunião de pais e professores quando necessário;
- Organizar e manter atualizados os arquivos com as devidas anotações e relatórios de seu serviço;
- Aprimorar e atualizar seus conhecimentos por meio de estudos, participação em congressos, simpósios e reuniões;
- Pensar a filosofia educacional de modo a orientar e colaborar para a inclusão de educandos portadores de deficiência na escola de ensino regular;
- Zelar pelo resgaurdo da ética profissional na sua área de atuação;
- Contribuir para a realização de cursos, de grupos de estudos e aperfeiçoamento dos funcionários da escola;
- Coordenar e supervisionar estágios de estudantes da área de Psicologia, realizados na escola;
- Executar outras atividades inerentes ao seu cargo, atribuídas pela escola.