Psicologia

O serviço de Psicologia escolar tem por função contribuir no processo de avaliação de forma interdisciplinar fornecendo subsídios básicos para organização dos atendimentos, orientação aos educandos, às famílias e aos professores, contribuindo para o equielíbrio e o ajustamento nas relações.

Compete ao responsável pelo Serviço de Psicologia:

  • Participar do processo de avaliação, promoção e transferência, realizando reavaliações, relatórios e estudos de caso em parceria com as equipes da escola;
  • Participar de estudos, decisões e ações com as equiepes da escola, colaborando em questões específicas de seu campo de formação e conhecimento que contribuem para o sucesso do aluno;
  • Assessorar a ação docente no âmbito de seu conhecimento;
  • Avaliar e atender sempre que necessário, individualmente ou em grupo, os educandos que necessitam desse atendimento;
  • Orientar as famílias visando à otimização do processo educativo;
  • Colaborar com estudos e observações para o enriquecimento da prátrica pedagógica desenvolvida pela escola;
  • Participar de reuniões técinicas e/ou administrativas, sempre que necessário e convocado;
  • Contribuir com a orientação aos professores sobre os aspectos de desenvolvimento dos alunos para subsidiar a elaboração de planos de atividades a serem desenvolvidas na escola e com a família;
  • Encaminhar aos serviços adequados os educandos cujas necessidades específicas ultrapassassem as possibilidades da escola;
  • Realizar visitas domiciliares, tendo como objetivo o estudo psicossocial das famílias e dos alunos de forma individualizada ou grupal;
  • Avaliar as condições psicológicas dos educandos para os atendimentos educacionais, assim como para a preparação profissional.
  • Convocar e organizar reunião de pais e professores quando necessário;
  • Organizar e manter atualizados os arquivos com as devidas anotações e relatórios de seu serviço;
  • Aprimorar e atualizar seus conhecimentos por meio de estudos, participação em congressos, simpósios e reuniões;
  • Pensar a filosofia educacional de modo a orientar e colaborar para a inclusão de educandos portadores de deficiência na escola de ensino regular;
  • Zelar pelo resgaurdo  da ética profissional na sua área de atuação;
  • Contribuir para a realização de cursos, de grupos de estudos e aperfeiçoamento dos funcionários da escola;
  • Coordenar e supervisionar estágios de estudantes da área de Psicologia, realizados na escola;
  • Executar outras atividades inerentes ao seu cargo, atribuídas pela escola.